quarta-feira, 21 de abril de 2010

Dados estatísticos da AR em Portugal

UM EM CADA DEZ DOENTES COM ARTRITE REUMATÓIDE PEDE REFORMA ANTECIPADA.

A radiografia à qualidade de vida dos doentes que vivem com artrite reumatóide vem provar que a doença tem um grande impacto nas actividades mais triviais, como seja simplesmente andar.

Um inquérito realizado em 2009 pela Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide (ANDAR) revela que 10% dos doentes pedem reforma antecipada devido ao impacto da doença. Os resultados do inquérito vão ser divulgados hoje, para assinalar o dia nacional dos pacientes com artrite reumatóide.

O estudo realizado pela ANDAR conclui que uma em cada dez pessoas fica incapacitada para a vida caso o diagnóstico não seja feito de forma precoce. Segundo António Vilar, secretário-geral da organização, mesmo os pacientes que se reformaram antecipadamente devido à artrite reumatóide queixam-se do seu estado. António Vilar diz ainda que é fundamental que seja comparticipado a 100% o fármaco mais utilizado para combater a doença.

Em Portugal, a artrite reumatóide afecta mais de 40 mil pessoas, sendo que as mulheres entre os 30 e os 50 anos são as grandes vítimas desta doença que atinge principalmente as articulações.

1 comentário:

Anónimo disse...

Embora não tivesse lido tudo o que aqui escreve acredito plenamente que a alimentação e estilo de vida são a chave fundamental para a prevenção e cura de muitas doenças! Já tive um joelho inchado e dorido que foi causado pelo calçado que eu usei durante um ano...deixei de calçar os meus "croques" falsos e o joelho voltou ao normal!
Os fármacos só vêm adicionar mais sintomas e problemas de saúde...uns atraz dos outros...
Viva a alimentação saudável e a utilização dos neurónios!
Tenho que vir cá ler mais a fundo!
Obrigada,
E. Melo