terça-feira, 27 de abril de 2010

Humira - Gravidez e aleitamento

A Daniela (leitora do blog) tem o sonho de ser mãe, mas tem dúvidas quanto aos efeitos do fármaco Humira no feto. Na esperança de ajudar a esclarecer as suas dúvidas, deixo aqui este post.

"Não existem dados clínicos sobre o uso de Humira em mulheres grávidas.
Um estudo de toxicidade do desenvolvimento efectuado em macacos não revelou quaisquer sinais de toxicidade materna, embriotoxicidade ou teratogenicidade. Não se dispõe de dados pré-clínicos sobre a toxicidade pós-natal e sobre os efeitos de Humira na fertilidade.
Devido à sua inibição de TNFa, a administração de Humira durante a gravidez pode afectar as respostas imunitárias normais no recém-nascido.

Não se recomenda a utilização de Humira durante a gravidez. As mulheres em idade fértil são fortemente aconselhadas a usar um método contraceptivo adequado para evitar a gravidez e continuar a utilizá-lo durante pelo menos cinco meses após o último tratamento com Humira.
Desconhece-se se Humira é excretado no leite humano ou absorvido por via sistémica após ingestão.
Contudo, pelo facto das imunoglobulinas humanas serem excretadas no leite, as mulheres não devem amamentar durante pelo menos cinco meses após o último tratamento com Humira."

Daniela, eu também vou tentar engravidar este ano e a minha reumatologista desaconselha o uso de fármacos biológicos e outros como o metrotexato. Neste momento estou apenas a tomar corticosteróides. Mas ela encoraja bastante a gravidez, pois a doença em si não traz nenhum impedimento nem risco para o bébé.
Penso que se você está a tomar Humira e quer engravidar, deve fazer uma interrupção do tratamento com alguns meses de antecedência.

Você consegue controlar a doença com a alimentação e um estilo de vida saudável, pelo menos até engravidar. Veja os meus posts anteriores e se tiver alguma dúvida não hesite em me contactar.

Tenha esperança e força de vontade e você conseguirá.

13 comentários:

Daniela disse...

Muito obrigada pela resposta!!!
Se Deus quiser vamos realizar nosso sonho de sermos mães!!!
Grande abraço e tudo de bom...
Dany

Luciana disse...

Uso metrotexato, Arava e corticoides p/ controle da artrite reumatoide, tenho muita vontade de engravidar e minha medica diz que preciso estar bem e deixar de tomar o metrotexato e arava. Mas como me livrar desse medicamentos uma vez que me sinto dependente deles qdo tento parar, volta as dores?

vanusa disse...

Olá meu nome é Vanusa sou portadora de artrite reumátoide desde meus 23 anos hoje estou com 39 anos(16anos de artrite) casei aos 29 anos e tendei engravidar durante 5 anos não consegui fiz tratamento, inseminação e nada pos o medico especialista em reprodução humana disse que o problema é que eu tinha tomado muito remedio durante todos esses anos e tinha adquirido a sindrome de jongrei "sindrome seca" passados 2 anos entramos com processo de adoção, não houve tempo descobrir que estava gravida de 7 semanas minha filha nasceu super saudavel após seis meses as dores voltaram em triplo fui a minha medica em Belem que vendo meu estado entrou com pulsoterapia mas o Arava, deixei de amamentar minha filha de não pegava mamadeira de jeito nenhum , pegou de uma hora para outra, tomei arava durante 4 meses, meus cabelos começaram a cair em penca, me desesperei fui ao médico e pedi que retira-se o arava de meu organismo, durante 11 dis tomei carvão ativado, meus cabelos pararam de cai, quase careca dei a volta por cima voltei ao caucort de 6 mg e nimesulid de 100mg, uma pequena dosagem para quem tinha tomado drogas potentes não acham . mas a artrite estava lá quieta mas avançando ao mesmo tempo. Apesar de querer tanto um outro filho . Agradeço a Deus que me proporcionou a dádiva de ser mãe minha filha hoje tem 4 anos nasceu no dia 01/01/2006 entrada de ano na minha vida e se chama Ana Beatriz que significa "aquela que faz os outros felizes". Assim tomei a decisão dia 29/10/2010 entrei com a 1 dosagem de Humira, não senti nada creio que vai dar tudo certo. Espero que minha lição de vida possa penetrar em corações de muitos que perderam a esperaça e levantar sua auto estima.

Daniela disse...

Oi Vanusa, não acreditei quando li seu depoimento, sempre sonhei que teria uma menina e iria chamar Beatriz ("a que traz felicidade"). Muito obrigada pelas palavras de apoio, muitas felicidades e saúde a vcs!!!
Grande abraço
Dany

Daniela disse...

Vanusa, não acreditei quando li seu depoimento, sempre sonhei que teria uma menina e iria chamar Beatriz ("a que traz felicidade"). Muito obrigada pelas palavras de apoio, muitas felicidades e saúde a vcs!!!
Grande abraço
Dany

Rose!!! disse...

Meu nome é Rose,adorei todos os posts,isso fortifica muito a gente q tem AR.
Mas a q mais me tocou foi a historia da Vanusa,pois um pouco parecida com a minha,tenho AR deis de meus 18 anos e hoje com 29 quero realizar o sonho de ser mãe!!!
Q Deus nos proteja e derrame essa benção sobre todas nós com AR...
Abraço a todas.

Anónimo disse...

Ola! Meu nome é Fernanda, tenho 26 anos e fui diagnosticada com AR com 17 anos! Desde então faço uso de corticoides e anti-inflamatórios, fiz tratamento com indocid, e cloroquina, metotrexato, mas nada surtiu efeito, tive varias crises, perdi muito peso, e fui internada 3 vezes com crises e leucócitos la em cima e depois dessas internações comecei a inchar muito, ganhei peso e ganhei uma alteração na minha pressão arterial e adquirir uma artrose no quadril direito, to fazendo fisioterapia e hidroterapia para amenizar as dores que sinto por que são muito fortes. Ontem, dia 15.06.2011, comecei meu tratamento com Humira, a injeção é dolorida demais, li tudo o que eu podia sobre o remédio, mas ainda to com muito receio, medo do medicamento, pelas reações que ele pode causar na pessoa! Ja chorei muito e preciso de ajuda pra lidar com essa nova fase, por que ta muito difícil pra mim, tenho uma filha de 5 anos e ela precisa muito de mim e ela ta me ajudando muito nessa nova fase. Então tudo o que eu puder saber, lê os depoimentos, saber das historias, vai ser muito bom pra mim! Desde já agradeço! Fernanda :)

deboraspanga disse...

feh da silva, a minha historia com AR é muito grande vou tenta abreveias tenho desde os 10anos hoje estou com 46 anos,ja passei por tudo o que voce esta passado ainda mais tenho protese total de quadril nas duas pernas, essa doença é terrivel mas alé dos medicamentos o que vai é nossa cabeça tem sempre que pensar positivo pois vivo uma vida normal sou casada, tabalho tenho um filho de 17 anos, tenho dores rsrsr agora estou fazendo tratamento com humira e arava, ouvir falar vária coisas sobre esse medicamento mas efim esta aliviando bem a minha dor tenho consiecia de que não vou morrer de AR e sim com ela e quando deus quiser...fique tranquila e sempre pense no melhor nos vamos chegar lá....beijos.....

Anónimo disse...

Olá eu vou começar a tomar Actemra com certeza esse e gravidez não combinam mesmo né. achei pouca coisa sobre ele. beijinhus
http://portadorartrite.blogspot.com/

Patrícia disse...

Olá, sou Patrícia, tenho 35 anos, sofro de AR desde os 29, tomo humira a um ano, meu sonho é ser mãe, tenho receios a respeito do efeito da humira, mas tenho fé em Deus que conseguirei ser mãe e que meu filho nascerá saudável. Peço ajuda a outras mulheres que passam por esse problema de saúde e fazem uso dessa medicação.

Anónimo disse...

Oi gente,sou cristiana, tomo também para ajudar no tratamento da AR as capsulas da semente de sucupira é muito potente contra inflamação podem pesquisar , tem a semente pra tomar o chá sendo que é mais difícil ta fazendo e tomando uma boa opção são as capsulas é totalmente natural e vc pode tomar normalmente não prejudica os outros remédios que tomamos, tipo arava etc, claro no caso de gravides consultar seu medico, continue confiando que Deus ve nossas necessidades e sofrimentos, tanto que em breve eliminará para sempre tudo que é ruim da terra inclusiva a DOENÇA, isaias: 33.24 e apocalipse: 21:4

Daniela Dias disse...

Me chamo Daniela, tenho 35 anos, e meu marido e eu estamos pensando em ter um filho, tenho artrite psoriatica e uso humira, tenho medo q isso possa prejudicar meu bebe.

Unknown disse...

tenho chron e gostaria ser mãe,mas tome humira á 3 anos ele disse que ñ preciso parar de tomar humira,como ja tive muitas cirurgias fico medo de mesmo tomando humira eu possa ter alguma crise e vier a obto.por que já não tenho mais meu intestino grosso e perdi o metade do fino,uso colostomia.mas ele disse que sou normal como as outras mas tenho esse medo.qual resposta você mim daria neste caso...