Um extracto de curcuma sem óleos essenciais mostrou resultados eficazes na redução da inflamação associada à artrite. O estudo foi efectuado pela Universidade do Arizona e foi publicado na edição de Novembro da revista científica Arthritis & Rheumatism.
A aplicação deste extracto em ratos de laboratório revelou prevenir e reduzir a artrite crónica e aguda, bem como a destruição da cartilagem. A curcuma mostrou também alterar agentes envolvidos na inflamação e prevenir o aumento de osteoclastos. O efeito parece estar ligado à inibição da NF-kappaB, uma proteína que controla a expressão genética das substâncias responsáveis pela resposta inflamatória.
A dose que os cientistas julgam ser mais eficaz equivale, para os humanos, a 1.5 mg por dia de uma porção da raíz de curcuma. Os autores reconhecem que “os suplementos dietéticos de curcuma parecem ter o mesmo mecanismo de acção que os fármacos contra a artrite actualmente em investigação, pelo menos os que actuam sobre a NF-kappaB”.
Após a retirada do mercado de anti-inflamatórios como o Vioxx, milhares de doentes com artrite passaram a recorrer às chamadas medicinas alternativas e complementares, incluindo suplementos dietéticos, entre as quais a curcuma.
Fonte: Performance
Sem comentários:
Enviar um comentário