Há pouco tempo, escrevi sobre os benefícios rápidos da Acupuntura, mostrando que nem sempre os tratamentos por essa terapia milenar chinesa são de longo prazo, como a maior parte das pessoas tem idéia (veja post abaixo). Hoje vou falar do outro lado da moeda.
Em dezembro de 2005 começamos um tratamento de uma senhora com então 66 anos que sofria muito de artrite reumatóide. Para quem não conhece muito essa doença, ela tem por características apresentar edema, calor, rubor, dor e rigidez matinal em várias articulações, como punhos, mãos, cotovelos, ombros, pescoço. Nas articulações também podem ocorrer deformidades, crepitações e limitações de movimento permanentes. Os sintomas extra articulares são: anemia, cansaço extremo, perda de apetite, perda de peso, pericardite, pleurite e nódulos subcutâneos. A nossa paciente sofria especialmente com dores migratórias e deformidades nos dedos, joelhos e na articulação coxo-femural.
Além disso, tinha conseqüências sérias dos efeitos da medicação alopática. Principalmente sobre sua visão, com perda gradativa, e prognóstico médico de perda da visão ao longo dos anos.
Não há causa determinada sob a visão da medicina alopática. Trabalha-se com a hipótese de ter relação com fatores auto-imunes. Na Medicina Chinesa a etiologia (estudo da causa da doença) é que a artrite reumatóide é um acometimento do paciente por 3 fatores patogênicos em conjunto: Frio, Umidade e Vento, que podem ser por exposição aos respectivos fatores climáticos (fatores patogênicos exógenos) ou mesmo gerados ou agravados por fatores patogênicos internos (endógenos). Se você quiser saber mais sobre os fatores patogênicos da Medicina Chinesa, escreva para a gente.
É um tratamento complexo, pois são raras as desarmonias com 3 fatores combinados. Especialmente a Umidade é muito difícil de ser eliminada, especialmente quando o paciente já apresenta-se na 3ª idade. Ao mesmo tempo que alguns pontos são inseridos para a eliminação dos fatores de doença, outros são utilizados para tonificar o Qi (energia) do paciente, para que os fatores internos deixem de ser gerados e que o corpo do paciente tenha calor (energia Yang) suficiente para expelir o Frio e a Umidade. Além disso uma série de pontos locais são usados para a diminuição da dor nas articulações afetadas no presente momento, isso porque devido ao Vento, que faz com que os fatores patogênicos mudem de lugar, as queixas do paciente variam de aplicação para aplicação.
Essa paciente faz aplicações semanais regulares até hoje. No início de 2006 seu Fator Reumatóide, verificado por exame de sangue, estava acima de 1:100, sendo que acima de 1:80 é considera a artrite reumatóide. No final do ano, em novo exame, o índice apresentou-se abaixo de 1:20. A paciente hoje não toma mais nenhuma medicação, já que suas dores não existem mais. Seu próprio reumatologista recomendou a retirada dos remédios, a partir desse novo quadro conseguido com a Acupuntura.
Esse caso serve de incentivo para os pacientes que possuem alguma doença crônica e que estão em tratamento por Acupuntura com profissionais sérios e capazes para que continuem com seus atendimentos regularmente e sigam as orientações de seu terapeuta, pois os resultados provavelmente virão com o tempo. E serão duradouros.
Para quem possui artrite reumatóide, aqui seguem algumas dicas de alimentação: comer soja, pois estimula a energia Yang do corpo, aumento o Calor interno, combatendo o reumatismo; feijão preto, para tonificar a energia do Rim e cevada, especialmente em grãos, para eliminar a Umidade.
Fonte: www.terapiaschinesas.com.br
5 comentários:
Gostaria de obter o contato do médico que escreveu esse artigo. Meu email: fernandocampos26@yahoo.com.br
Oi, Marta! Você é portadora de artrite reumatóide? Gostei do blog e vi que faz tempo que vc não escreve. Parabéns pela iniciativa!
Olá Marta, tudo bem?
Antes de mais nada, gostaria de me apresentar: meu nome é Vitor e sou colaborador do blog www.diamundialdaar.com.br. Não sei se você conhece, mas o Dia Mundial de Conscientização sobre a Artrite Reumatóide é resultado da parceria da SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia e da farmacêutica Roche.
Além disso, o Dia Mundial conta com a participação das sociedades locais de reumatologia e associações de pacientes. Ele acontecerá no dia 12 de outubro em seis cidades: Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Petrópolis, Florianópolis e Vitória.
Para aumentar a visibilidade da iniciativa criamos o blog AR. O nosso principal objetivo é promover uma discussão sobre o assunto na web. Durante a campanha, vamos publicar diversas novidades para este ano, que tem como mote “Vamos trabalhar juntos” e uma cobertura completa das ações que serão realizadas
Como você já publicou post sobre esse assunto, gostaria de convidá-lo a contribuir também para o nosso espaço. Se você tiver algum material para divulgar no blog é só me enviar. O espaço é colaborativo e aberto à qualquer pessoa. Fique também à vontade, se for do seu interesse, divulgar a iniciativa no seu espaço.
Aproveitando o e-mail, gostaria de saber se você deseja receber algumas informações publicadas no nosso blog ao longo da campanha. Participe da nossa rede!
Qualquer dúvida estou à disposição,
Um abraço,
Vitor
www.diamundialdaar.com.br
diamundialdaar@maquina.inf.br
Olá Marta, estou fazendo uma pesquisa para uma aula que estou preparando sobre a acupuntura na AR e gostei muito do seu blog, muito esclarecedor!
Se quiser trocar algum material sobre o assunto me escreva.
flaviamparente@uol.com.br
Abraço e parabéns pela iniciativa
Flavia Parente
Gostaria de saber mais sobre o tratamento da artrite com acupuntura, minha mãe acaba de receber o diagnostico da doença e vejo o sofrimento que ela passa, ja ouvi falar tb sobre sucupira branca para auxiliar o tratamento
Enviar um comentário