quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Inflamação no olho

De há cerca de 1 ano para cá que tenho uma inflamação na parte branca do olho direito, causada pela artrite reumatóide.

A primeira opção do oftalmologista foi receitar umas gotas e um creme de cortisona.

Cheguei durante algum tempo sem melhoras e além disso a cortisona causou-me hipertensão ocular.

Passei então a utilizar o Xalatan durante +/- 2 meses, umas gotas para reduzir a pressão ocular.

Neste momento a pressão encontra-se regularizada mas a vista continua um pouco vermelha e sempre que tento reduzir a cortisona que tomo oralmente, a inflamação volta com mais força.

Já efectuei exames aos campos visuais e uma angiografia fluorescente, para verificar se existiam lesões interiores, e graças a Deus está tudo bem.

Consultei um outro oftalmologista há pouco tempo, bastante reconhecido, e de facto o olho continua com uma pequena inflamação e é um pouco seco, ou seja, o meu corpo não está a produzir lágrima suficiente para lubrificar bem o olho.

Também é facto que trabalho todo o dia em frente de um monitor, o que pode prejudicar ao nível da lubrificação do olho.

E nos últimos meses a minha visão ao perto e longe piorou, mas o oftalmologista diz que não está relacionado com isto.

Conclusão, neste momento estou a lubrificar o olho 3 vezes por dia com umas gotas e uso também umas gotas anti-inflamatórias que não têm cortisona, para ver se me consigo livrar da cortisona que tomo oralmente.

Desde Julho que estou a ser acompanhada por uma médica naturopata e formada também em medicina chinesa e os resultados têm sido muito bons. Só me resta mesmo curar a inflamação do olho.

Alguém conhece algum caso do género? Convido-o(a) a partilhar a sua experiência.

5 comentários:

Unknown disse...

Olá, eu conto em meu blog como a minha visão foi afetada minha história é um pouco diferente da sua. Mas olha, te dou uma dica, tome cuidado com as medicações para AR existe medicações que usamos, como por exemplo a Ciclobenzaprina (nome genérico) que podem causar Glaucoma (aumento da pressão nos olhos), por isso veja bem com seu reumatologista e oftalmo sobre as medicações que vc esta usando..

Melhoras e cuida bem destes olhos!!

Bjs.

O link para minha postagem sobre olhos.
http://artritereumatoide.blogspot.com/2010/11/artrite-reumatoide-e-o-olho.html

Lu Souza Brito disse...

Oi Marta,

Trato a AR a mais de 5 anos, já usei Hidroxido de Cloroquina, metrotexato. infliximab e agora o reumato indicou adalimulab (humira ou coisa parecida) - mas por enquanto nao vou usar este medicamento - estou tentando outras alternativas menos agressivas, pois quero engravidar no proximo ano. Além disso tomo cortisona diariamente para dor.
Seu post me chamou a atenção pois em menos de 3 meses, eu tive dois vasinhos estourado no olho - a primeira vez nao liguei e achei que fosse devido a uma crise de tosse forte - mas agora aconteceu de novo depois que fiquei muito nervosa, e estou achando que pode ser pressão ocular - mas ainda nao fui ao oftalmo.
Também notei na parte branca do olho uma "membrana" quase transparente - se é que posso chamar assim.
A quase um ano fiz o exame de fundo de retina (devido a cloroquina) e nao acusou nada, mas agora ou me atentar a isso.
Também notei piora na visão de uns tempos para cá.

Um grande abraço.

Unknown disse...

tenho diagnóstico de artrite reumatóide há 2 anos mas não sinto dores, com o metoprexato. o problema que surgiu nos meus olhos foi síndrome de sjogren, que dá olhos secos, porisso parei de usar lentes de contato, uso lubrificante ocular, colírio e gel, e acrescentei farinha de linhaça. castanhas na alimentação. abraços a todas.

Anónimo disse...

Olá, eu tbem venho sofrendo á 8 meses com uma inflamação no olho esquerdo,já passei com varios oftalmos mas não resolveu meu problema não sei mas oque fazer...

Anónimo disse...

Olá boa tarde. Estou passando por um caso parecido. a Dra. Viviane Colombari Pinto de Ribeirão Preto me receitou dois colírios para aplicação: o Fresh Tears de 3/3 h e outro de 6/6. Não vejo resultados mas sinto que em breve verei.
Abraços...